Mudanças entre as edições de "Transporte de Partículas e Transferência Radiativa"

De WikiLICC
Ir para: navegação, pesquisa
(Nova página: <P> <FONT SIZE="2">Ano de formação: 1998 </FONT> <BR> <FONT SIZE="2">Líder do grupo: Liliane Basso Barichello (Profa Associada) </FONT> <BR> <FONT SIZE="2">Áre...)
 
m (Protegeu "Transporte de Partículas e Transferência Radiativa" [edit=sysop:move=sysop])
 
(Uma revisão intermediária por um outro usuário não está sendo mostrada)
Linha 41: Linha 41:
  
 
----
 
----
Voltar a Grupos de pesquisa suportados pelo LICC [http://localhost/mediawiki/index.php/Grupos_de_pesquisa_suportados_pelo_LICC]
+
Voltar a Grupos de pesquisa suportados pelo LICC [http://hunter.mat.ufrgs.br/mediawiki/index.php/Grupos_de_pesquisa_suportados_pelo_LICC]

Edição atual tal como às 16h01min de 22 de outubro de 2008

Ano de formação: 1998
Líder do grupo: Liliane Basso Barichello (Profa Associada)
Área predominante: Ciências Exatas e da Terra; Matemática
Instituição: Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

O grupo tem atuado fortemente na linha de métodos espectrais associados ao tratamento da equação de Boltzmann. Em particular, um nova versão analítica do tradicional método conhecido como ordenadas discretas foi proposta por pesquisadores do grupo em 1999, sendo que a metodologia tem sido aplicada com sucesso em problemas de transferência radiativa e da dinâmica de gases rarefeitos.
Na linha da Dinâmica de Gases Rarefeitos, o desenvolvimento e estudo de métodos espectrais depende fortemente de simulações numéricas que validem as formulações. Neste ponto, onde o interesse do grupo de pesquisa se volta para problemas multidimensionais, para os quais resultados originais podem ser de grande impacto, o caráter computacional das atividades de pesquisa se intensifica. Um problema importante dentro deste contexto, que em breve estará associado a desenvolvimento de tese de doutorado, é o estudo do fluxo de gases em microcanais retangulares curtos, presentes em grande parte de sistemas tecnológicos atuais, como os MEMS (micro-eletro-mechanical systems). Ainda, parte desta teoria já vem sendo aplicada no estudo de problemas de radiação multidimensionais. Atualmente existem 5 doutorandos e um bolsista de IC neste grupo de pesquisa.


Voltar a Grupos de pesquisa suportados pelo LICC [1]