De Carvalho para Todos, 30/12/2008
Prezado usuário do LICC
primeiramente pedimos desculpas pelas dificuldades de uso que certamente você vivenciou nestes últimos 2 meses.
O laboratório passou por várias reconfigurações que resultaram em demora de acesso e mesmo interrupção de serviço.
Basicamente o que ocorreu foi que os IPs dos principais servidores do Instituto e do próprio laboratório, que
hospedam informações vitais para o funcionamento dos computadores clientes, mudaram, e em consequência o que se viu foi máquinas procurando e não achando outras máquinas, e dessa forma sobrecarregando a rede interna do lab. Situações mais complexas, envolvendo parte dos computadores em uma subrede e parte em outra subrede, também contribuiram para os problemas que tivemos.
A partir de hoje temos novamente um servidor de nomes para as máquinas do Instituto, resolvendo quase todos os problemas de procura por nomes de máquinas.
Alguns aspectos devem ser considerados, entretanto:
(1) Para todos os computadores do Instituto:
como máquinas tiveram sua identificação trocada, ao acessar via ssh (winscp ou putty em windows) uma mensagem pode avisar que a identificação do computador mudou. Caso a conexão seja impossibilitada por causa disso, o programa indicará que o arquivo (local) que guarda as informações sobre aquele computador deve ser editado, e a respectiva linha (será indicada) removida. Faça isso e você poderá restabelecer a confiança para a nova autenticação.
(2) Rede de computadores Windows do LICC:
por padrão, o acesso à internet é feito por servidor de proxy 143.54.226.118 (hunter.mat.ufrgs.br). Esse serviço ficou prejudicado por algum tempo por problemas que já foram resolvidos. Durante esse tempo, usuários resolveram seu problema trocando para 143.54.24.4 (antigo servidor de proxy do Instituto). Ocorre que 143.54.24.4 foi desativado ontem, e portanto você deve voltar a usar 143.54.226.118 como servidor de proxy, para poder acessar a internet.
(3) Rede de computadores Linux do LICC:
por algum motivo, o comando yppasswd (indicado na última mensagem da lista) não está funcionando nas máquinas cliente. Dica: faça login em hunter (NÂO precisa ser na console...) e então troque a senha. Em fevereiro teremos oportunidade de descobrir o que está havendo.