Mudanças entre as edições de "Tutorial acesso remoto"

De WikiLICC
Ir para: navegação, pesquisa
(Acesso remoto as estações de trabalho do LICC)
Linha 1: Linha 1:
 
==Acesso remoto as estações de trabalho do LICC==
 
==Acesso remoto as estações de trabalho do LICC==
  
   As estações de trabalho do LICC rodam sistema operacional Linux; portanto seus recursos gráficos são sustentados por uma plataforma de bibliotecas chamada X11. A infraestrutura do LICC não tem condições de suportar indiscriminadamente o tráfego X11 com computadores remotos sem que haja comprometimento do desempenho local. Por essa razão, o servidor hunter (hunter.mat.ufrgs.br), que é o único computador do LICC que pode ser acessado de redes externas à UFRGS, até recentemente tinha servidor ssh com tráfego X11 desabilitado, e então somente recursos no modo texto podiam ser usados de fora da UFRGS. Recentemente (Abr 2020), situações adversas tornam não recomendável a presença física de muitos usuários usando a intranet do LICC. Por essa razão trafégo X11 pelo servidor hunter passa a ser liberado, permitindo o acesso remoto a alguns dos recursos de software do lab.
+
   As estações de trabalho do LICC rodam sistema operacional Linux; portanto seus recursos gráficos são sustentados por uma plataforma de bibliotecas chamada X11. A infraestrutura do LICC tem condições de suportar o tráfego X11 com computadores remotos sem que haja maior comprometimento do desempenho local. Ainda assim, o servidor hunter (hunter.mat.ufrgs.br), que é o único computador do LICC que pode ser acessado pelo seu nome a partir de redes externas à UFRGS. Por essa razão trafégo X11 pelo servidor hunter passa a ser liberado, permitindo o acesso remoto a alguns dos recursos de software do lab. Entretanto, é necessário estabelecer uma VPN para acessar remotamente computadores no domínio UFRGS (veja  [https://www.ufrgs.br/cpd/instrucoes-sobre-vpn-e-trabalho-remoto/ VPN-UFRGS]); isso traz um esforço adicional ( veja [https://www1.ufrgs.br/catalogoti/servicos/servico?servico=5 orientações para instalação, configuração e ativação da VPN-UFRGS] ) mas traz também a possibilidade de você acessar diretamente, a partir de seu computador remoto, as variadas estações de trabalho do LICC.
 
 
Ao mesmo tempo, os servidores ssh das variadas estações de trabalho aceitam o tráfego X11, a princípio, o que permite o uso dos recursos gráficos  em conexões remotas originadas de computadores internos à UFRGS, o que significa que, se você estabelecer uma VPN da UFRGS em sua casa, você pode acessar '''diretamente''' alguma das estações de trabalho.
 
  
 
==Acesso a partir de Linux/Unix, de computador interno ao lab ou à UFRGS==
 
==Acesso a partir de Linux/Unix, de computador interno ao lab ou à UFRGS==

Edição das 15h55min de 16 de janeiro de 2023

Acesso remoto as estações de trabalho do LICC

  As estações de trabalho do LICC rodam sistema operacional Linux; portanto seus recursos gráficos são sustentados por uma plataforma de bibliotecas chamada X11. A infraestrutura do LICC já tem condições de suportar o tráfego X11 com computadores remotos sem que haja maior comprometimento do desempenho local. Ainda assim, o servidor hunter (hunter.mat.ufrgs.br), que é o único computador do LICC que pode ser acessado pelo seu nome a partir de redes externas à UFRGS. Por essa razão trafégo X11 pelo servidor hunter passa a ser liberado, permitindo o acesso remoto a alguns dos recursos de software do lab. Entretanto, é necessário estabelecer uma VPN para acessar remotamente computadores no domínio UFRGS (veja  VPN-UFRGS); isso traz um esforço adicional ( veja orientações para instalação, configuração e ativação da VPN-UFRGS ) mas traz também a possibilidade de você acessar diretamente, a partir de seu computador remoto, as variadas estações de trabalho do LICC.

Acesso a partir de Linux/Unix, de computador interno ao lab ou à UFRGS

(em construção)

Acesso em modo texto a partir de MS-Windows, usando Bitvise SSH Client

Instale o Bitvise SSH Client em seu computador. Depois de instalado, execute-o.

Bssh-bssh01.png

Conexão com a máquina hunter.mat.ufrgs.br. Forneça seu nome de usuário.

Bssh-bssh02.png

Forneça também a sua senha.

Bssh-bssh03.png

Uma vez obtida a autenticação, duas janelas serão abertas, uma para comandos (xterm) e outra para transferência (SFTP).

Bssh-bssh04.png Usaremos a janela de comando para abrir sessão na estação de trabalho bulldog.

Bssh-bssh05.png

Use a janela de transferência para fazer carregamento ou descarregamento de arquivos do sistema de arquivos unificado.

Bssh-bssh06.png

Na janela de transferência, selecione e arraste de um lado para o outro para transferir respectivos arquivos.

Bssh-bssh07.png

Estação bulldog é dedicada ao uso remoto. Use exit ou logout para retornar a sessão na máquina hunter, antes de desfazer a conexão.


Ver também

Link de volta para Acesso aos computadores (contas de usuário)

Link de volta para Auxílio aos usuários do LICC