LICC

De WikiLICC
Ir para: navegação, pesquisa

O Laboratório Integrado de Computação Científica (LICC) dá suporte computacional ao Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada da UFRGS (PPGMAp/UFRGS) desde 1996, sendo até hoje seu único laboratório de recursos computacionais. Foi criado com o objetivo de atender as necessidades computacionais dos pesquisadores e alunos do PPGMAp/UFRGS, possibilitando simulações computacionais e a editoração das dissertações e teses.

Em 1995, uma estação de trabalho DIGITAL foi adquirida com recursos da FINEP; este equipamento possibilitou muitas atividades de desenvolvimento de software em projetos de pesquisa, teses de mestrado e doutorado, até sua desativação em 2001.

Em 1997, foi adquirido um servidor computacional Silicon Graphics Origin 2000, dotado de dois processadores, com recursos financeiros provenientes da FAPERGS. Tal servidor permitiu a realização de simulações que demandavam grande tempo de processamento (normalmente medido em dias), além do desenvolvimento de novos algoritmos paralelos nas áreas da Álgebra Matricial Computacional e da Dinâmica de Fluídos Computacional.

Posteriormente, com o avanço tecnológico dos microprocessadores, bem como dos protocolos de transferência de dados, foi montado um mini-cluster, composto por quatro microcomputadores com processador Pentium IV, rodando sistema operacional Linux, os quais foram conectados a um switch de 100MBPS, permitindo com isso comunicação ponto-a-ponto entre seus processadores. O software desde então usado no desenvolvimento de algoritmos paralelos é integralmente de domínio público, contando com as bibliotecas MPICH (para troca de mensagens entre os processadores) e compiladores Fortran95 e HPF (High Performance Fortran). Esse mini-cluster foi desativado em 2011.

Um novo e maior minicluster foi montado em 2011. Veja as seções Minicluster:Hardware e Minicluster:Linux para mais informações sobre hardware e software dessa iniciativa.

Além do suporte aos alunos mestrandos e doutorandos do PPGMAp, o LICC também oferece importante assistência aos alunos bolsistas de Iniciação Científica (IC) de vários projetos de pesquisa em Matemática Aplicada do Instituto de Matemática. Atualmente, cerca de 30 alunos, entre doutorandos e mestrandos do PPGMAp e bolsistas de IC de professores docentes do PPGMAp, desenvolvem suas atividades computacionais no LICC.

Desde sua criação, o LICC está hospedado na sala A112 do Instituto de Matemática da UFRGS.

Ver também