Patricial:webquest4
Introdução
Atualmente muito tem- se debatido sobre a questão previdenciária no Brasil. Traçando-se um panorama sobre esta situação para o ano de 2050 onde segundo dados do IBGE teremos em relação ao número populacional de idosos no qual será maior do que a pessoas economicamente ativa.
Tarefa
Por meio de pesquisa na web e a utilização do software Scilab para plotar gráfico bem como calcular média aritmética, crescimento populacional dos dados adquiridos de fontes confiáveis.
Processo
Utilizando o software Scilab e dados da tabela fornecida do IBGE - Projeção da população por sexo e idades - determine:
1- Graficamente onde o número de pessoas idosas será maior ou igual ao número da população ativa.
2- Em qual ano este fato acontece e o que isto significa economicamente baseado na situação previdenciária?
As estimativas de crescimento da população são realizadas pelo método geométrico. Em termos técnicos, para se obter a taxa decrescimento(r),subtrai-se 1 da raiz enésima do quociente entre a população final (Pt) e a população no começo do período considerado (P0), multiplicando-se o resultado por 100, sendo "n" igual ao número de anos no período. (retirado do texto Taxa de Crescimento da População).
<math>r= [(\sqrt\frac{Pt}{Po}</math>)-1]x100
3- Utilizando a fórmula acima calcule a taxa de crescimento populacional entre os anos de 2000 e 2050. E o que podemos concluir?
4- Qual a média de pessoas menores de 18 anos e a média de pessoas acima de 60 anos no ano de 2000 e 2050 compare-as.
Recursos
http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/projecao_da_populacao/2013/default_tab.shtm
http://www.ripsa.org.br/fichasIDB/pdf/ficha_A.3.pdf
Avaliação
Será realizada a partir de seus questionamentos e de suas participações no decorrer do processo e ou aprendizado adquirido de suas reflexões.
Conclusão
Os alunos deverão saber identificar bem como interpretar os dados retirados das tabelas pesquisados nos links selecionados, também plotando gráfico a partir dessas informações. E aprender alguns comandos do Scilab.